Buscar

7 dicas para minimizar o estresse e cansaço de mães e pais

Pais #exaustos #estressados e #cansados. Este post é pra vocês!!!


Os primeiros meses são de fato cansativos, mas quando a falta de sono se acumula nós não somos pessoas tão legais. Nós não somos os pais que gostaríamos de ser e nos frustramos um tanto.

.

É muito mais difícil sermos bons pais quando estamos exaustos, não é verdade? Sendo muito honesta, acredito que parte da nossa exaustão é causada por nós mesmos. Dormimos muito tarde, comemos mal e ainda nos preocupamos excessivamente sobre tudo e todos, especialmente no quesito SONO (me enquadrei durante muito tempo aqui!). Eu tenho um vídeo no Facebook de como faço minha filha dormir quando tenho um evento no horário do soninho dela e isso é uma ferramenta que eu uso para não me estressar quando preciso sair. .

Espero que estas dicas possam ajudá-los nessa longa e deliciosa jornada que é a #maternidade e #paternidade.

.

Dica 1: PEÇA AJUDA!!!

Pode ser que você precise de alguém pra cuidar de você e não do seu filho, então faço um convite para você refletir sobre as seguintes perguntas: - Alguém pode ir fazer o mercado? Deixar o tanque do carro cheio? Pagar as contas? Lavar a louça? Comprar fralda? - Você pode pedir para alguém preparar suas refeições e você congelar? -Algum vizinho tem um filho de idade similar? Será que eles podem brincar juntos enquanto você dá um jeitinho rápido na casa ou olha seus emails? - Você pode negociar com seu chefe de fazer uma mudança temporária de horário para poder descansar mais? - Seria possível ficar um pouco apertado de $$, mas contratar alguém pra te ajudar em casa?




Dica 2: NÃO USE TELAS 1 HORA ANTES DE DORMIR Ahhhhhh, essa é difícil pra mim!! Deito, fico tentando dormir e nada...A tentação de entrar em redes sociais e me atualizar é gigante...NÃO. FAÇA.ISSO!!! Já cansei de mostrar estudos no nosso facebook e Instagram sobre o uso de #telas . Não tem jeito, elas irão bloquear a produção de #melatonina e aí que a gente não dorme mesmo, e se dorme acorda a noite toda. No lugar da TV podemos: Ler, fazer um diário, meditar, respirar, alongar, ouvir música e muito mais! Dica 3: PLANEJAR ALIMENTAÇÃO SEMANAL: Para conseguirmos comer bem precisamos nos planejar! Trouxe aqui um vídeo de preparação semanal que achei bem interessante (não conheço esta pessoa, só achei legal como ela consegue fazer TUDO em 2 hrs - eu demoraria o dobro! rs). Procure uma nutricionista, caso perceba que precisa de ajudar para elaborar cardápios saudáveis <3

.


Dica 4: EVITAR AQUILO QUE TE PÕE PRA BAIXO

Evitar NÃO é sempre a melhor solução, mas a "overdose" de informações negativas pode aumentar seu nível de estresse, prejudicar sua capacidade de pensar de forma construtiva e positiva e também de resolver problemas, não é mesmo? Então procurem evitar coisas ou pessoas que te coloquem pra baixo neste momento em que estão se sentindo muito estressados e cansados por conta do sono do seu bebê. Sério gente, tem um monte de livro aí que cria rotinas robóticas e que só vão te fazer mal!!! Metodologias malucas pra fazer seu filho dormir...Tem também um monte de julgamento e críticas...Acontecimentos horrendos...poluição de tudo quanto é jeito. Sabendo de tudo isso podemos nos expor menos. OBS: Se você percebe isso como uma constante na sua vida é legal procurar a ajuda de um profissional da área ok? .


Dica 5: RELAXAR, FLEXIBILIZAR E PRIORIZAR Uma das primeiras coisas que a mãe precisa fazer para ajustar sua vida é ter expectativas realistas. Hoje o post é simples e objetivo! Durante o primeiro ano, você vai acordar várias vezes a noite. Isso é inevitável, então não se frustre e relaxe :) . Seja flexível com você, com seu bebê, com a sua família e com a sua vida pessoal. Priorize: Delegue tudo aquilo que puder, mas se realmente precisar fazer alguma coisa não fique procrastinando. Faça, resolva e tire da frente. Se não precisar fazer, simplesmente NÃO FAÇA e não sofra com isso <3

.


Dica 6: PAIS: VOCÊS PRECISAM DORMIR MAIS Ah, tá Renata. Mas como?

Dormindo mais cedo!!! Às 21 e não as 23, ou mais!!! Procure aproveitar todo o tempo do dia para tirar cochilos com seu bebê. Se você não consegue dormir de dia sente com os pés para cima ou medite. Revezem as madrugadas ou as manhãs. Deixem a TV e os celulares de lado.




Dica 7: CUIDEM DE VOCÊS E DO SEU RELACIONAMENTO Durante uma Consultoria percebo que em muitos casos os desafios do sono são ainda maiores quando somados a falta de equilíbrio na vida pessoal e sentimental. Por isso a última dica é essencial para aqueles pais que acham que nunca tem tempo para eles próprios ou para o casal.

Tempo pra você: Liste coisas que você gosta muito de fazer. O que é possível fazer neste momento? Faça disso uma prioridade!!!

Tempo para o casal: É possível pedir ajuda dos avós, padrinhos, tios e/ou babás? Saiam para namorar, para conversar, para se curtirem e para manter a chama da união de vocês acesa! ... Enfim, existem muitas soluções e meu trabalho é também olhar para esta mãe ou pai e buscar soluções PERSONALIZADAS para a família. Se você acha que seu estresse pode estar influenciando o sono do seu filho, saiba que você não está sozinha!


Beijos,

Renata Quelhas - Consultora e Educadora do Sono


Agende aqui seu Call Inicial SEM custo

Siga a gente no Instagram e no Facebook

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now