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Coisas muito legais sobre amamentação e sono que ninguém te contou!

Atualizado: 12 de Mar de 2018

Amamentação e Consultoria do Sono podem caminhar junto sim, por isso nosso terceiro post fala sobre esse assunto. Esse é mais um convite para que todos possam ter um olhar um pouco diferente sobre o sono dos bebês <3



1. Mães que amamentam exclusivamente, dormem uma média de 40-45 minutos a mais do que as mães de bebês que tomam fórmula, aos primeiros 3 meses de vida (Doan, Gardiner, Gay, & Lee, 2007). Se 15 minutos já fazem diferença neste período imagine 45?!


2. Mães que amamentam exclusivamente tem mais energia e melhor saúde física que mães que usam fórmula (Kendall, Cong & Hale, 2011). Esse estudo é muito bacana e mostra outros benefícios inclusive. Se tiverem um tempinho vale a leitura!


3. Amamentar reduz o risco de Depressão Pós Parto (Dennis & McQueen, 2009). Pois é, a gente nem tem ideia, mas 121 milhões de mulheres são afetadas por este tipo de depressão no mundo (Frank, 2018). Não é fácil para mãe, não é fácil para o bebê e nem para a família. Todos nós conhecemos alguém que já passou por isso, mesmo o assunto ainda sendo tabu.


4. Amamentar durante a madrugada é importante para manter a produção de leite a longo prazo. Essa informação é importante para as mães que trabalham fora e que não conseguem amamentar os filhos durante o dia. Segundo a Breastfeedingusa, existe um “número mágico”, que é único para cada pessoa, e se refere ao número de vezes que uma mãe irá necessitar esvaziar seus seios para manter uma produção de leite em longo prazo. Se durante as 24 horas do dia a mãe começar a não atingir este “número mágico” é possível que a produção de leite irá diminuir. Então, por mais que você consiga fazer a ordenha no trabalho, não deixe de lado as mamadas noturnas se você pretende continuar amamentando seu pequeno por mais tempo. As vezes a gente fica querendo que o filho pare logo de acordar durante a noite, mas acho esse dado aqui pode mudar nosso olhar, não?


5. Leite materno noturno tem quantidades substanciais de melatonina. Cientistas acreditam que a melatonina ingerida, via leite materno, pode contribuir para a melhora do sono da criança (Cohen, Hadash, Shehadeh & Pillar, 2012). Somado a isso o leite materno produzido durante a noite é rico em outra substância muito importante para o sono: o Triptofano (Narvaez, 2013). Portanto, amamentação pode ajudar a desenvolver os ritmos circadianos dos bebês e ajudá-los a dormirem melhor durante a noite.


Mas olha só!

...

Muito provavelmente seu filho não precisa acordar de hora em hora para mamar depois dos primeiros

meses, e para isso estamos aqui! Se se sentir que um hábito está afetando negativamente a vida da sua família está na hora de fazer mudanças <3


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Beijos e até a próxima!



Fontes:

Cohen Engler A, Hadash A, Shehadeh N, Pillar G. Breastfeeding may improve nocturnal sleep and reduce infantile colic: potential role of breast milk melatonin. Eur J Pediatr. 2012 Apr;171(4):729-32. doi: 10.1007/s00431-011-1659-3. Epub 2011 Dec 29. PubMed PMID: 22205210.

Dennis, C.-L., & McQueen, K. (2009). The relationship between infant-feeding outcomes and postpartum depression: A qualitative systematic review. Pediatrics, 123, e736-e751.

Doan T, Gardiner A, Gay CL, Lee KA. Breast-feeding increases sleep duration of new parents. J Perinat Neonatal Nurs. 2007 Jul Sep;21(3):200-6. PubMed PMID:17700096.

Frank (2018). 2018 LATEST STATISTICS OF POSTPARTUM DEPRESSION OCCURRENCE RATE. Retreived from: https://www.checkpregnancy.com/2018-statistics-postpartum-depression-occurrence-rate/

Kendall-Tackett K, Cong Z, Hale TW. The Effect of Feeding Method on Sleep Duration, Maternal Well-being, and Postpartum Depression. Clinical Lactation, Volume 2, Number 2, 2011, pp. 22-26(5)

Narvaez, D. (2013). Normal Infant Sleep: Night Nursing's Importance. Retreived from: https://www.psychologytoday.com/blog/moral-landscapes/201303/normal-infant-sleep-night-nursings-importance

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