Buscar

Conexão e apego: Como estabelecer e cultivar o relacionamento com os filhos

Uma das principais premissas que sigo para a criação da minha filha Alice, e consequentemente para os cursos criados pela Happy Naps, é que crianças, por essência, são seres de apego. Tendo este princípio em mente, é possível seguir uma série de estratégias para lidar com as questões que envolvem a maternidade, e talvez a mais importante delas seja a de se cultivar um relacionamento forte com os filhos.


Não há uma fórmula única para isso. Estabelecer um relacionamento forte de conexão com uma criança requer que façamos um convite a ela. Um convite para que ela possa depender, confiar, ser guiada e sentir-se confortável conosco. Conquistar esse relacionamento forte com um filho, é a garantia de que ele saberá lidar melhor com a ansiedade da separação - algo que inevitavelmente vai acontecer uma hora ou outra.

Entre algumas táticas que utilizo para fortalecer nosso relacionamento enquanto mãe e filha, estão as seguintes:


Quando quero que a Alice filha me ouça: quando ela está entretida com algo, seja um desenho na TV ou alguma brincadeira que ela goste muito, e preciso que ela mude de atividade - como a hora de ir dormir, tomar banho, jantar ou ir para a escola, por exemplo - procuro conversar com ela - nunca agir de maneira impositiva. A primeira coisa que faço é sentar do lado dela e me interessar pelo o que ela está fazendo. Procuro um contato visual e depois disso eu tento tirar um sorriso dela. Somente quando percebo que estamos conectadas, que ela realmente vai me ouvir por estabelecemos um vínculo naquele momento, é que peço para ela fazer o que precisa ser feito naquele momento: "Vamos desligar a TV porque já está na hora da gente dormir?".



Crio um ritual para que estejamos conectadas quando separadas: quando a Alice vai para a escola, para ajudá-la nesse processo de separação, principalmente no período de volta às aulas, sempre deixo com ela um colar ou uma pulseira minha. E a gente tem um combinado de que toda vez que ela sentir saudade de mim ela vai olhar para este colar ou pulseira. Já meu marido, sempre quando se despede dela, segura ela no colo e ela dá uma cambalhota no colo dele. Esses são apenas alguns exemplos de atividade que podem ser aplicados neste momento de separação. Além de estreitar ainda mais o relacionamento forte, estas atividades ajudam a gente a se conectar, mesmo quando estamos fisicamente separadas.


Faço o papel de "apresentadora": o objetivo principal aqui é me tornar a “agente de apego” da minha filha com o relacionamento com outros adultos. É nosso papel enquanto pais criarmos o ambiente em que eles serão criados e isso não envolve apenas o relacionamento com os pais. Os outros membros da família, como avós e tios, também têm uma importância fundamental na rede de apego das crianças e somos nós quem fazemos essas apresentações a elas, promovendo a conexão, seja ela por meio da semelhança ou por meio do lugar que cada um ocupa nas relações familiares. O mesmo deve ocorrer quando se trata de outros adultos, não membros da família, mas que também serão responsáveis pelos nossos filhos, como com cuidadores e professores.


Estabeleço relações e conexões com outros adultos: é essencial que tenhamos bons relacionamentos - e demonstremos isso - com outros adultos responsáveis por nossos filhos. Um exemplo que gosto muito de expor é a minha relação com a professora da Alice - o fato de eu mostrar para a minha filha que gosto da professora dela, que somos amigas, que temos uma relação de afeto, automaticamente faz com que ela também sinta uma conexão com a professora, sinta-se segura e confie nela quando estiver em sala de aula.


Há muitos outros exemplos que poderia citar aqui. Embora cada família tenha sua própria peculiaridade, acredito que estes pontos que levantei é apenas o início de uma longa jornada para nutrir um forte relacionamento com as crianças e ajudá-las a manter sempre na memória o sentimento de apego, segurança e conforto.


Beijos,

Renata



This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now