Buscar

Regressão ou Progressão do sono? Como lidar?

Atualizado: 12 de Mar de 2018

Me inspirei na pergunta de uma cliente para escrever mais sobre este assunto, porque

...

Eu acredito que aquilo que falamos exerce poder naquilo que sentimos!


A partir deste olhar, será que que nossos filhos passam por regressões ou PROgressões do sono?


O que causa uma regressão (PROgressão) do sono???


Grandes desenvolvimentos físicos, emocionais e/ou neurológicos afetam não só o dia como a noite de uma criança.


Aquele bebê que estava dormindo 5 horas ou mais durante a noite, pode começar a acordar muitas vezes.


Não quer mais saber de sonecas e briga até o fim para cochilar por 30 minutos ou até menos. Crianças maiores que já estavam dormindo uma noite inteira, podem voltar a chamar os pais durante a madrugada.

Este período costumar aparecer e desaparecer “do nada”.


O que acontece durante uma progressão (“regressão”) do sono???

Imagine o que acontece no cérebro do seu bebê quando ele aprende a rolar, sentar, andar ou perceber que pode ser independente e ter suas próprias escolhas! Podemos dizer que um bebê está passando por um período de progressão no desenvolvimento, certo? E que essa progressão é tão, mas tão legal que eles querem praticar durante a noite? Ou ainda, que essa progressão faz ele perceber que quer estar mais perto da mãe ou pai para aprender a lidar melhor com a nova autonomia?


Sim, para todas as perguntas!


A verdade é cada mudança no desenvolvimento pode causar também uma mudança no sono e tudo o que nossos filhos precisam neste momento é do nosso suporte, da nossa presença. Seja para ajudar a sentá-lo depois que ficar de pé no berço e não conseguir se deitar, seja para estar mais presente pois ele ainda não é capaz de entender que você pode estar fora do campo de visão dele, mas que não sumiu pra sempre!


Nestes períodos nossos filhos querem mais colo, mais atenção e pode ser uma fase difícil para os pais e cuidadores. Os pequenos querem se sentir seguros e amados e nós somos a segurança e o amor.


O que podemos fazer para passar pelas PROgressões com mais tranquilidade?


1. Ter uma rotina flexível – Precisamos reconhecer as necessidades do nosso bebê e criar uma rotina flexível que aconteça em sincronia com o ritmo do período. Essa rotina precisa também ser apropriada com a idade da criança. Querer que um bebê de 4 meses durma o dia todo já não é mais a realidade. Querer que ele fique acordado por 3 horas seguidas, também não!


2. Reconhecer os sinais e quando estas progressões podem acontecer - 4 meses, 6 meses, 9 meses, 12 meses, 18 meses e 24 meses. Sim, o desenvolvimento cerebral nos 3 primeiros anos de vida é intenso. O que não significa que você não pode ter boas noites de sono. É por isso que a Consultoria do Sono existe, para criar um plano personalizado para sua família passar por esta fase.


3. Solicite ajuda – Procure ter amigos e família por perto. Chame uma amiga que tenha um filho e se divirtam em um parque. Peça para alguém fazer alguma comida e congele. Não se cobre tanto para ter uma casa impecável. Se tiver condições você também pode contratar alguém.


4. Procure dormir mais cedo – Acaba sendo inevitável que seu filho acorde durante a noite, então procure ir dormir mais cedo durante este período.


5. Não faça grandes mudanças – Durante uma progressão procure não fazer grandes alterações no ritmo da criança como desmame, trocar ele para o próprio quarto, desfralde, transição de berço para cama ou início da escola.


6. Consultoria do Sono pode ser necessária – Junto com uma Progressão costuma vir a Privação de Sono. E a fase que já estava complicada pode ficar ainda mais difícil para o bebê e para os pais e cuidadores também. Por vezes é necessário o trabalho da Consultoria para quebrar este ciclo de cansaço extremo. É preciso fazer um ajuste temporário na rotina para permitir que esse bebê durma mais. Reforçamos os hábitos saudáveis de sono e também fazemos um processo de coaching com os pais (que está incluso na Consultoria) para criar soluções personalizadas para toda a família. Uma “mini-consultoria” pode ser a solução. Agende um call SEM custo aqui pelo site para nos conhecermos!


Como conclusão este é só mais um grande marco na vida do seu filho. PROgressões do sono precisam ser abraçadas e honradas e a Happy Naps está aqui para dar todo o suporte para você e para sua família neste momento tão desafiador.


Se quiser receber NOVOS POSTS em primeira mão assine nossa Newsletter clicando aqui .


#consultoriadosono #consultoriadesono #criacaocomapego #sonobebe #sonodobebe #bebedormemal #meubebedormemal #chorocontrolado #regressao #regressaodosono #progressao #desenvolvimentonatural #soneca #happynaps

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now