Buscar

Rotina fixa ou intervalos de sono?

Nosso Ciclo Circadiano (comumente chamado de #relogiobiologico) é o que nos guia, dizendo se é hora de estar acordado ou de dormir. Dormir quando seu Ciclo Circadiano te diz que é hora de estar acordado é difícil, assim como ficar acordado quando ele te diz que é preciso dormir. A qualidade de sono das pessoas que trabalham de madrugada, por exemplo, é comprometida. Assim como, uma soneca das 13 até as 15 para uma criança de 2 anos é muito mais apropriada do que dormir das 16 às 18.


A necessidade de dormir é biológica e alterar padrões de rotina e hábitos (sendo este necessário) não é tarefa fácil e demanda tempo e dedicação. Os ajustes de rotina normalmente levam 2 semanas, desde que você seja consistente e siga os intervalos de sono sugerido pela Consultora.


Para manter nosso relógio biológico em pleno funcionamento precisamos regular nosso sono. E o que isso significa?

1 – Dormir e acordar quase no mesmo horário todos os dias

2 – Respeitar os intervalos de sono, de acordo com a idade do seu filho


O intervalo de sono (ou #janeladesono) é fator mais poderoso de quando seu bebê precisará dormir novamente. Saber qual a janela de sono mais adequada irá ajudar seu filho a a não “passar do ponto”.


Ainda mais porque alguns bebês são difíceis de ler e podemos perder os #sinaisdesono

...

Um olho na janela de sono e outro nos sinais de sono (respeite o que aparecer antes)


Se você não respeita os intervalos de sono apropriado a idade, ao invés de produzir melatonina o organismo do seu filho irá produzir o cortisol, o hormônio do estresse, que irá superestimulá-lo. Que irá deixá-lo em estado de atenção e não de sono. Que fará ele resistir ao sono, que fará com que ele acorde mais vezes durante a noite, ou bem cedo pela manhã (antes das 6).


Como consequência o dia seguinte não será de boas sonecas, o que leva a um sono noturno cheio de despertares. Um ciclo difícil de sair. #meubebedormemal


As janelas de sono foram criadas a partir de diversos estudos, meu trabalho é ajustar e personalizar, o que não significa que conseguimos deixar um bebê de 1 mês, por exemplo, acordado por 3 horas. A variação existe, mas não é grande assim.

Nenhuma criança é robô, a hora dela dormir e acordar vai variar um pouco, então se seguirmos "horas de relógio" não seguimos seu ritmo biológico de sono. A consequência de horários fixos é que podemos colocar nosso filho para dormir quando ele ainda não tem sono, ou quando já passou da hora de dormir.


Horários fixos para sonecas e sono noturno pode ser uma maneira de ainda acharmos que temos algum controle...E será que isso é possível? Será que isso é necessário ou até saudável? Como EU(mãe) me sinto quando perco o controle dos horários? Acha que seu filho realmente se importa com isso? Acha que nossos filhos são mais felizes com uma agenda no outlook cheia de compromissos e horários fixos?


Tirar um cochilinho em um domingo frio é uma delícia não é?! E aquela sonequinha depois do almoço? Você sente falta disso? Eu sinto, sinto mesmo. Mas hoje eu não tenho mais opção, preciso de uma agenda cheia de compromissos e sinto falta do tempo em que eu não precisava nem saber que horas era...

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now