Buscar

Terror noturno ou despertar confusacional

Atualizado: Mar 6

Quem já passou por esta situação, sabe o quão difícil e desafiadora ela é.


Alguns autores sugerem que o terror noturno é uma versão extrema do despertar confusacional. São “períodos estendidos de choro, soluço, murmúrio com agitação estranha e violenta” [1] . O bebê ou criança pode chorar e até gritar, empurrar, se debater e parecer muito confusa, sem perceber que os pais estão com ela.


Acabamos não sabendo bem o que fazer e como agir, porque ver nosso filho inconsolável parte o nosso coração!! Vou contar um pouquinho mais de como o terro noturno acontece e o que podemos fazer para minimizar a situação. Meu coração está com vocês que estão passando por isso

...

Essa confusão toda durante o episódio acontece porque a criança está em sono profundo! Portanto, uma característica do Terror Noturno é que ele acontece na primeira parte da noite, quando estamos no ciclo non-REM, o ciclo onde NÃO temos sonhos ou pesadelos.


Durante os episódios as crianças não estão 100% despertas e vocês não precisam acordá-las (até porque elas provavelmente não irão te reconhecer). Indico que fiquem por perto para ter certeza que seu filho está seguro. Seu pequeno(a) irá relaxar e se acalmar quando o episódio passar, o que pode levar até 20 minutos.


Conforte, mas não estimule. Não precisa fazer perguntas para entender o que está acontecendo. Em um episódio de terror noturno, diferentemente de um pesadelo, a criança não tem nenhuma lembrança do que aconteceu.


Alguns fatores que podem desencadear o despertar confusacional/terror noturno:

- Estar exausto ou com um grande “déficit” de sono

- Dormir cada dia em um horário

- Muita estimulação sensorial

- Doenças e medicações

- Genética

- Ansiedade


Quando o caso não for médico, podemos fazer algumas coisas para tentar evitar os episódios de terror noturno. Crianças que vão dormir muito cansadas ou agitadas têm mais possibilidade de ter um episódio assim.


Evitando o terror noturno:

- Procure ter uma uma rotina adequada a idade e necessidades do seu filho

- Tenha uma hora de dormir apropriada e regular

- Se necessário, restaure uma soneca. O despertar confusacional é muito comum quando uma soneca é retirada antes do que a criança precisa

- Procure criar um ritual de sono agradável e tranquilo

- A ansiedade é também um fator a ser considerado, então se seu filho assiste telas, fique de olho no conteúdo. Além disso verifique se alguma atividade ou separação durante o dia pode estar afetando o bem-estar emocional da criança.


Se seu filho costuma ter Terror Noturno avise a babá, escola ou qualquer pessoa que cuide da criança. Converse também com seu pediatra!


Se os episódios foram frequentes, o ideal é procurar ajuda médica. Lembrem-se que os serviços que uma consultora do sono presta não substituem conselhos ou tratamentos médicos!

Quer conhecer mais sobre como eu trabalh? Não deixe de agendar um Call Inicial clicando aqui!

Com amor,

Renata



Fontes:

Ferber, R. (2008). Bom Sono. Celebris

http://www.babycentre.co.uk/toddler/sleep/nightterrors/

http://www.babysleepsite.com/night-terrors-nightmares/baby-toddler-night-terrors-nightmares-series/

http://kidshealth.org/parent/medical/sleep/terrors.html#

http://www.nytimes.com/1985/04/09/science/when-a-child-s-sleep-turns-to-terror.html?pagewanted=all

https://www.happiestbaby.com/blogs/blog/night-terrors-in-children-confusional-arousal


#consultoriadosono #consultoriadesono #criacaocomapego #sonobebe #sonodobebe #bebedormemal #meubebedormemal #chorocontrolado #terrornoturno #soneca #happynaps


This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now